Como evitar filas e superlotação no seu restaurante

Monitorar e cuidar de um restaurante é um desafio contínuo. Existem diversos processos que necessitam de alinhamento para que tudo aconteça de forma fluida, garantindo a organização da equipe e a satisfação dos clientes. Quando o estabelecimento está em constante crescimento, as dificuldades aumentam e, consequentemente, as reclamações aparecem.

Estes comportamentos precisam ser acompanhados de perto e com bastante atenção. Você já parou para ouvir os seus consumidores? O que estão falando ou exigindo? Eles estão cada vez mais atentos aos detalhes e assumindo um papel ativo no mercado de consumo.

Compreendendo isso, pontuamos dois aspectos que deixam os clientes irritados e propensos a não retornar ao seu restaurante: falta de mesa e fila de espera muito longa. Inclusive, neste período de retomada das atividades no salão, controlar o fluxo e delimitar a quantidade de lugares é imprescindível para a saúde tanto do seu negócio, quanto a de todos os envolvidos nele. Confira agora como evitar esses problemas.

Controlar o fluxo de pessoas no seu restaurante é essencial!

Fazer uma reserva já foi uma ação bem mais complicada e burocrática, mas os celulares facilitaram e muito essa tarefa. Hoje, já é possível não só pesquisar a melhor opção, mas escolher e reservar uma mesa onde quiser.

Através de uma eficiente plataforma online, seu restaurante pode cadastrar diferentes ambientes com descrições do lugar, quantidade de pessoas, data e hora, sendo a confirmação automática, sem precisar realizar registros manuais. Com poucos cliques, o consumidor efetua a reserva e o estabelecimento recebe as informações para organizar as operações.

Melhorando esse processo, as filas também diminuem, tanto no caixa, quanto na entrada. É fato que ninguém gosta de ficar esperando mais que o normal, mesmo valendo a pena saborear os incríveis pratos do seu restaurante. Ter fila de espera é aceitável, mas nunca por muito tempo. Isso deixa o cliente irritado e desmotivado a retornar ao estabelecimento.

Então, para satisfazer um público acostumado com a rapidez da tecnologia, nada mais sensato que ter o digital como aliado! Utilize uma ferramenta semelhante ou que incorpore as mesmas funcionalidades da reserva de mesa e otimize este processo também.

Conheça outros recursos que ajudam a melhorar o atendimento do seu restaurante

Não basta administrar o fluxo, para conseguir os melhores resultados é necessário que o seu sistema de automação comercial esteja funcionando da forma mais ordenada possível, desde o salão até a retaguarda. Então, investir em uma plataforma eficiente pode potencializar o funcionamento do seu negócio.

  • Escolha um sistema de gestão que agilize a trajetória, centralizando as informações, integrando todas as áreas do restaurante e também deliveries. Isso permite uma completa visão da empresa;

  • Opte por cardápios digitais e estimule o autoatendimento. Assim, o seu cliente ganha autonomia, realizando pedido e pagamento em um só dispositivo móvel, através da leitura de um QR Code.

  • Valorize a retaguarda. Além da parte mais “visível” ao consumidor, também é importante lembrar que tudo começa lá atrás, quando os insumos são encomendados. Controlar o fluxo de pessoas também requer atenção no estoque!

Muita coisa precisa ser levada em consideração, além dos custos. Muitas vezes, o que parece mais vantajoso em um momento, pode acabar saindo muito caro depois. Faça um checklist das suas necessidades e escolha a melhor opção. Temos certeza que será Menew.

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